quinta-feira, 23 de agosto de 2012

¢σℓσ¢αÇÃσ ρяσησмιηαℓ


PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS:

o,os,a,as,me,te,se,nos,vos,lhe,lhes.

PRÓCLISE:Pronome oblíquo fica ANTES do verbo.                                                                              MESÓCLISE:Pronome fica no MEIO do verbo.                                                                            ÊNCLISE:Pronome fica DEPOIS do verbo.

Ex.:

Não me diga adeus.        Hoje te levarei em casa.

Dar-te-ei um presente.   Contar-te-ei uma estória

Fale-me dele.     Cale-se agora!

REGRAS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL

Quando vier uma palavra negativa(não,nunca,jamais)antes do verbo,ocorrerá uma próclise.

Ex.:Não me deixe sozinha.

Quando vier um advérbio ocorrerá uma próclise.

Ex.:Hoje me convidaram para uma festa.

Quando vier uma frase optativa(indica desejo),ocorrerá uma próclise.

Ex.:Deus te faça feliz.

Sempre que aparecer um pronome indefinido(alguém,ninguém,todos)antes do verbo ocorrerá uma próclise.

Ex.:Alguém nos ajudou.

Sempre que tiver um pronome interrogativo(quem,quando,onde)antes do verbo,ocorrerá a próclise.

Ex.:Quem lhe trouxe aqui?

Sempre que tiver um pronome relativo(a qual,o qual,cujo)antes do verbo,ocorrerá uma próclise.

Ex.:A casa a qual te falei foi vendida.

Quando o verbo estiver no futuro do pretérito,ocorrerá uma mesóclise.

Ex.:Se eu pudesse,dar-te-ia um presente.

Quando o verbo estiver no futuro do presente,ocorrerá uma mesóclise.

Ex.:Falar-te-ei da minha vida.

Quando o verbo estiver no gerúndio,ocorrerá a ênclise.

Ex.:Ligaram para mim,convidando-me para a festa.

Sempre que tiver um verbo imperativo ocorrerá a ênclise.

Ex.:Por favor,sente-se aqui!

OBS.:Pronome oblíquo não pode iniciar uma frase.

ⓐⓣⓘⓥⓘⓓⓐⓓⓔ

1ª)Identifique a colocação pronominal,indicando se é próclise,mesóclise ou ênclise.

a)Quando eles saírem,avise-me.

b)Quem nos mandou este convite?

c)Alguém me convidou para a festa.

d)Maria,dar-te-ei teu dinheiro amanhã.

e)Traga-me um copo de suco.

2ª)Empregue os pronomes entre parênteses.

a)Pedirei sua transferência.(lhe)

b)Diga o seu segredo e direi o meu.(me/lhe)

c)Nunca entendemos bem.(nos)

d)Por favor,dê um copo d’ água.(me)

e)Encontrarei na praia mais tarde.(te)

f)Quem chamou para cá?(o)

3ª)Assinale a opção incorreta quanto às regras de próclise.

a)Não mandaram-lhe avisar da prova.

b)Hoje te desejo sorte.

c)Que Deus nos ajude neste momento.

d)Alguém te beliscou no ônibus.

ⓡⓔⓢⓞⓛⓤÇÃⓞ

1ª)

a)me (ênclise)

b)nos (próclise)

c)me (próclise)

d)te (mesóclise)

e)me (ênclise)

2ª)

a)Pedir-lhe-ei sua transferência.

b)Diga-me o seu segredo e dir-lhe-ei o meu.

c)Nunca nos entendemos bem.

d)Por favor,dê-me um copo d’ água.

e)Encontrar-te-ei na praia mais tarde.

f)Quem o chamou para cá?

3ª)

 Letra A

Arislene

Nenhum comentário:

Postar um comentário