sexta-feira, 24 de agosto de 2012





     É um conjunto de orações.

CLASSIFICAÇÃO DOS PERÍODOS:

-> Simples:Tem apenas uma oração.

Ex.: Minha amiga viajou ontem.

->Compostos:Tem duas ou mais orações.

Ex.: Eu fiz o jantar e lavei a louça.

Período Composto

Este período estabelece uma relação de complemento entre as orações.(coordenadas)

       O período composto pode ser dividido em:

->Coordenação

->Subordinação

Hoje nós estudaremos o período composto por coordenação.

Divide-se em:

Oração coordenada Assindética;

Oração Coordenada Sindética.

->Oração coordenada Assindética:

Não precisa de conjunções.

Ex.: Não vou sair.

Eu falo alto.

   -> Oração Coordenada Sindética:

Depende das orações assindéticas para ter sentido.

Divide-se em:

a) Aditiva(e,nem,mais,também)

Ex.:Comprei um livro e um caderno.

Não fui à festa nem à igreja.

b) Alternativa(ou,ora,que...)

Ex.: Menino,saia daqui ou perderei a calma.

Aquele rapaz é indeciso,ora entra ora sai.

c) Adversativa(mas,porém,no entanto)

Ex.: Gosto de chocolate,mas não como.

Ela mente,porém gosto muito dela.

d) Conclusiva(logo,por isso,pois...)

Ex.: Organizei a festa,por isso está tão bonita.

Comi bastante no almoço,logo não lancharei.

e) Explicativa(porque,pois)

Ex.: Não falo alto porque dói a garganta.

Fugi pois tive medo.

OBS.:Para não confundir a coordenada conclusiva com a explicativa,substitua nesta última o "pois" por porque.

Ex.: Ela está doente,precisa pois de tratamento.(Conclusiva)

Não fui ao treino,pois meu pé está quebrado.(Explicativa - Não fui ao treino,porque meu pé está quebrado)



" Arislene MdOdD!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário